Setembro registra o primeiro furto de moto. Trata-se da XTZ ano 2004/05, preta, de placa JZV 8661. Conforme o proprietário João Paulo Gimenez Serenine, foi levada da rua dos Cajueiros, no centro, ontem à noite, onde havia sido estacionada. No mês passado, ocorrências desta natureza tornaram-se frequentes nas polícias Civil e Militar.
Pelo menos onze vítimas foram deixadas no prejuízo, entre furtos e roubos. Na madrugada do dia 30, a C100 biz vermelha, de placa JYQ 2959, ano 1997/98 foi roubada na rua dos Abricós, nas proximidades do Parque Florestal. Era utilizada por um guarda. No boletim de ocorrência, o proprietário da moto conta que o funcionário foi rendido por um casal armado. Os criminosos agrediram a vítima com uma coronhada na cabeça. Entretanto, o capacete evitou as lesões. Um tiro, em direção ao solo, foi disparado. Ambos fugiram logo em seguida.
Dia 28 furtada a YBR 2008/08, prata, de placa NJC 4758, do web designer Nathiel Gomes Ferreira, 23 anos. Ele a estacionou na avenida Vitória Régia, nas proximidades de um consultório, enquanto era atendido. Ao ir embora, percebeu que ladrões tinham levado sua moto 125 cc.
No último dia 24, roubada a Tornado KAQ 7096. Dia 21, a CG Titan verde, ano 1999/2000, placa JZG 6889 do motorista Aparecido Rodrigues da Silva, 34 anos, foi furtada. Segundo a vítima, estava no quintal da residência onde mora, rua dos Açaís, Jardim Imperial. No boletim de ocorrência confeccionado junto à polícia, o proprietário informa que a moto tem mancha branca no paralama dianteiro.
Algumas motos foram localizadas, como a YBR cor roxa, ano 2002, placa JZL 1446, de José Vilar do Prado, 26 anos. Ela havia sido roubada no último dia 12. Estava em uma mata nas proximidades do bairro Maria Carolina.
Conforme Só Notícias já informou, a vítima foi rendida na avenida dos Jacarandás, por bandidos armados. Entretanto, na época, as circunstâncias do crime não foram informadas no boletim de ocorrência relatado à polícia.
Há ainda a XTZ vermelha, 2008/08, com menos de vinte dias de uso, levada no dia 13 em frente de uma residência, na rua das Primaveras, Jardim Botânico. Pertence a Marcos de Oliveira Portes, 26 anos, que disse à polícia ter deixado a moto com um amigo, para que pudesse ser levada a uma empresa para ser emplacada. A vítima reside em Tapurah.
No dia 7, roubada a Bross KAE 5036. Dia 8, Márcio José da Silva, 22 anos, teve sua CG Titan cinza, de placa NJE 8559 tomada em assalto. Ele contou que parou em frente a residência da namorada, na rua dos Eucaliptos, centro, quando foi abordado por dois assaltantes, de bicicleta. A vítima foi obrigada a descer da moto e deitar no chão, enquanto era ameaçada por uma espingarda cano serrado.
Na madrugada do dia 9, Ricardo Bonadiman, 19 anos, teve a moto a YBR preta, placa KAO 9743 furtada. Foi a segunda vez que se tornou vítima da ação de criminosos.
Na relação consta ainda a CG Titan Fan, de placa KAI 6719, cor azul, furtada do pátio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano no dia 1º. Ainda, a CG Titan NJU 2330, furtada na rua das Primaveras, Jardim das Primaveras do encarregado de armazém Eli Carlos Ferreira de Souza, 28 anos.