PUBLICIDADE

Polícia anuncia prisão de quadrilha que furtava defensivos agrícolas no Estado

PUBLICIDADE

Um crime que causa enormes prejuízos financeiros a estabelecimentos agrícolas e produtores rurais do Estado de Mato Grosso está sendo combatido pela Polícia Judiciária Civil. Numa ação simultânea realizada em Várzea Grande e em três municípios da região Sul do Estado, a Polícia Civil desarticulou ontem mais uma quadrilha especializada em roubo de defensivos agrícolas. Seis pessoas foram presas em pontos diferentes de Cuiabá, Primavera do Leste, Guiratinga e Rondonópolis, na operação “Prima 22” deflagrada por policiais da Gerência de Repressão a Seqüestro e Investigações Especiais (GRSIE) e recuperados mais de 8 mil quilos de agrotóxicos roubados. O nome “Prima” se refere ao local onde o furto aconteceu e “22” a um dos pontos de encontro dos bandidos.

De acordo com o delegado Luciano Inácio da Silva, as investigações iniciaram em maio deste ano, após furto ocorrido na loja Primabay Defensivos Agrícolas, da cidade de Primavera do Leste. O prejuízo deixado pelos ladrões foi de R$ 655.669 mil. Há 15 dias policiais civis da Gerência estão na região acompanhando a movimentação do bando. O desfecho do trabalho investigativo ocorreu nesta segunda-feira, com as prisões dos bandidos que tinham os passos monitorados pelos investigadores da GRSIE.

Em Primavera do Leste, foram presos Valter Alves da Silva, o “Valtinho” e José de Oliveira Neto (também investigado pelo nome de João Batista da Silva), ambos apontados pela polícia como mentores de toda ação criminosa, tendo participado inclusive na guarda do veneno. No município de Rondonópolis, foi detido Cristiano Rezende da Silva, o “Gauchinho”, responsável pela organização logística do grupo e Jonas Bassi Filho, dono da fazenda “Varzão” onde eram guardados os produtos. Na zona rural de Guiratinga, foi preso Júlio Geraldo da Silva, funcionário de Jonas e responsável pela vigilância dos agrotóxicos. Por último, em Várzea Grande, foi detido André Luiz Vitório, o “Chuvisco”, receptador de carretas roubadas e responsável pelo transporte do veneno. Três tem passagem pela polícia por roubos.

O agricultor Jonas Bassi Filho, preso em Rondonópolis, é dono de cerca de 4 mil hectares de terras no município de Guiratinga . Na fazenda dele, a polícia encontrou 8 mil quilos de defensivos. “Ele receptou os produtos roubados, guardou em sua fazenda e ainda estava tentando negociar por cerca de R$ 350 mil os defensivos com outros produtores”, ressaltou o delegado Luciano Inácio. O material será periciado e depois devolvido ao dono.

Os produtos são roubados nos períodos que antecedem as safras e durante o cultivo do algodão e da soja. Devido ao alto valor agregado, principalmente herbicidas e fungicidas, são comercializados em todo o Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova varredura apreende mais de 20 celulares e drogas em penitenciária de MT

Uma nova varredura realizada hoje pela força tarefa da...

Quatro são detidos com mais de 140 porções de cocaína em Sorriso

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu...

Motocicleta furtada é recuperada e condutor preso por receptação em Sinop

A Polícia Militar prendeu o motociclista, de 31 anos,...
PUBLICIDADE