Em cumprimento à decisão judicial foram presos ontem em uma ação conjunta entre a Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil, o 3º sargento Simão Eduardo de Souza Filho, o soldado Cleiton Silva de Arruda, o soldado Heverthon Dias de Moura (Batalhão de Guardas). O 3º sargento Cláudio Ferreira da Silva (que atuava no Batalhão de Guardas) já se encontrava preso na Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger. Ele teve novamente a prisão temporária decretada pelo juiz da 12ª Vara Criminal.
Os policiais são acusados de integrarem um esquema para a prática de assaltos a pessoas que deixavam agências bancárias. Figuram ainda como suspeito do assassinato de Zaire Gaúna Penna. O corpo dele foi encontrado na data de 31 de agosto de 2007, no km 08, da estrada de acesso à Nossa Senhora da Guia. Outra possível vítima do grupo seria um homem cujo corpo foi encontrado em 12 de junho, às margens da avenida Antártica.
Segundo o coronel Osmar Lino Farias, comandante regional de Cuiabá, a investigação sobre a ação criminosa vem sendo realizada há oito meses. Nessa semana, além dos policiais foram presos mais duas pessoas acusadas de envolvimento com a quadrilha.
A comandante geral em exercício da Polícia Militar, coronel Lílian Vieira, informou que além da investigação criminal, os policiais irão responder ainda a processo administrativo. Enfatizou ainda que a constituição federal garante o amplo direito a defesa e contraditório. Os procedimentos de investigação serão realizados pela Corregedoria da Polícia Militar. “Situações como essa nos deixam insatisfeitos. Trabalhamos de maneira árdua pela população e jamais coadunaremos com esse tipo de atitude”. Ela fez questão ainda de afirmar que a população pode e deve fazer denúncias sobre denúncias por meio do telefone 0800-653939.
No total, foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela 12ª Vara Criminal. Ao todo mais de 60 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Agência Central de Inteligência, do Comando Regional I e Polícia Judiciária Civil, atuaram na ação desencadeada. A Corregedoria da Polícia Militar auxiliou os trabalhos.
Na casa do soldado Cleiton, foram localizados dois revólveres calibre 38, além de uma pistola 380 e uma bolsa contendo trouxinhas de produto semelhante a pasta base e maconha. Munições também foram apreendidas, além de diversos comprovantes bancários.
O 3º sargento Ferreira já vinha sendo investigado pela Agência de Inteligência da PM. Ele foi detido em 31 de outubro do ano passado por fornecer apoio logístico para fuga de dois assaltantes. O carro dele, um Fiat Uno, foi usado. Na época a prisão foi realizada pelo 1º BPM. Ele permaneceu preso por 50 dias sendo liberado por determinação judicial. Novamente foi preso sob acusação de integrar uma quadrilha que assaltou a agencia do Sicredi, ainda em 2007.
As ações de roubo do bando estão sendo investigadas pela Polícia Judiciária Civil. O delegado Márcio Pieroni, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), coordena os inquéritos instaurados para apuração dos assassinatos. Os policiais presos na ação foram levados na tarde de hoje para prestar depoimento na DHPP e, posteriormente serão levados para a Cadeia Pública de Santo Antônio. Todos os envolvidos são efetivos na Polícia Militar.
O 3º sargento Simão atuava desde julho de 1998; já o soldado Cleiton desde o mês de novembro de 2000, o soldado Heverthon desde novembro de 2004 e o sargento Cláudio desde novembro de 2000.