A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Neve no Cerrado. Cerca de 60 policiais federais cumprem 11 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão contra pessoas envolvidas em um esquema de tráfico de drogas. A ação acontece nos estados do Tocantins, Mato Grosso (Cáceres) e São Paulo (São José do Rio Preto). Em Tocantins, os policiais federais receberam o apoio de Policiais Militares (COE e Canil).
As investigações, realizadas pela Superintendência da PF no Tocantins, tiveram início a partir de denúncias. Informações indicam que a droga – pasta base de cocaína e derivados vindos da Bolívia – parte do estado de Mato Grosso por rotas rodoviárias.
As diligências de hoje visam, principalmente, o estancamento da atividade criminosa, com a prisão de seu principais articuladores. As buscas também têm como objetivo a apreensão de substâncias entorpecentes, de petrechos e maquinários utilizados para manipulação da pasta base de cocaína, além de coletar informações sobre os negócios ilícitos, inclusive sobre a origem dos recursos e o destino dos lucros da quadrilha.
O nome da operação é uma referência a cor da cocaína, principal entorpecente traficado pelo grupo.