Parte de uma quadrilha especializada em roubo de caminhões por encomenda foi presa pela Polícia Judiciária Civil, em Várzea Grande. Um bando com cinco integrantes foi interceptado por policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo e Furto de Veículos Automotores (DERVA), na estrada de acesso a Passagem da Conceição. Eles fazem parte de uma organização com pelo menos 11 integrantes. Cada um teria sua função dentro da organização.
Segundo a polícia o bando iria se juntar outros quatro comparsas para roubar caminhões que estariam fazendo carregamentos na indústria de cascalho Chapéu do Sol, localizada na estrada da Guarita, Várzea Grande. Cerca de sete veículos pesados estavam no momento na cascalheira.
A polícia recebeu informações que funcionários da cascalheira e motoristas de caminhões de transporte de pedras estavam sendo assaltados na cascalheira. Dois motoristas foram abordados pelo grupo que estavam armados com um revólver 38, uma pistola e uma faca. O dono de um caminhão Mercedes-Benz 1620, placa JZI 7758, teve o veículo roubado. Ele contou à polícia que foi abordado por dois homens no momento que chegava para carregar o veículo. A dupla estava em poder de uma pistola. Além do caminhão, foi roubado um trator pá carregadeira e vários objetos dos funcionários. O prejuízo do motorista está avaliado em cerca de R$ 180 mil.
De acordo com o motorista quando ele chegou à cascalheira os assaltantes estavam mantendo presos os funcionários. Outro motorista também foi abordado pelos bandidos, mas conseguiu escapar do cerco. No local havia cerca de treze pessoas entre trabalhadores e caminhoneiros. “A agressividade desse pessoal é tão grande que deram coronhada nos funcionários, ameaçaram até de morte”, disse o delegado Roberto Amorim, titular da Derfa.
Para o delegado Anderson Veiga, a polícia conseguiu impedir que o grupo fizesse novas vítimas. “A polícia foi acionada por denúncias. A informação é que um grupo teria rendido funcionários e que estavam aguardando integrantes para dar apoio”, disse.
Segundo o delegado, a polícia já tem pista dos quatro bandidos e trabalha para recuperar o caminhão. A maioria tem antecedentes criminais pelos crimes de furto, roubo, tentativa e até homicídio.
De acordo com o delegado Roberto Amorim, o destino de caminhões pesados, como no caso de carretas e caminhões-caçamba, é a Bolívia. Lá eles são usados como moeda de troca no narcotráfico ou são utilizados em fazendas para fazer carregamentos de suplementos agrícolas ou minerais. Neste caso, conforme Amorim, “os motoristas do bando deixariam os veículos na região de Cáceres, com a chave escondida, e de lá seria encaminhados até à Bolívia”, ressalta.
De janeiro a março deste ano a Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Veículos Automotores (DERFVA), recuperou 183 veículos, entre motos, carros de passeios, caminhonetes e caminhões. Nos três primeiros meses de 2008, a Grande Cuiabá registrou 167 ocorrências de roubos e 208 furtos de veículos. No mesmo período de 2007, foram 257 registros de roubos e 249 furtos na Capital e em Várzea Grande. A redução foi de 26%.