Mais de 12 mil denúncias foram registradas pelas Polícias Civil e Militar, no ano passado, na maior cidade do Nortão, e resultaram em 622 inquéritos instaurados, número bem superior ao de 2006, quando foram 526. Desses, 412 por portaria e 210 por flagrantes. Muitos desses crimes foram elucidados. 188 procedimentos foram encaminhados ao Judiciário com prisão dos autores.
Apesar da elevação, a maior variação foi no número de prisões. De acordo com um levantamento preliminar divulgado pela Delegacia Regional, que Só Notícias teve acesso, foram 322, entre flagrantes (270), preventivas (22) e temporárias (30). O número é 62% maior que no ano anterior, quando foram 198.
Crimes envolvendo menores, que resultaram em inquéritos, totalizaram 158 no ano, desses, 19 flagrantes. Outras ocorrências de menor potencial ofensivo, como acidentes de trânsito com lesões leves ou brigas, chamados termos circunstanciais, totalizaram 242 no município.
Mesmo com esse aumento, o efetivo policial teve pouca variação em Sinop. Na Polícia Civil, apenas um investigador foi convocado, após concurso público. Três delegados acumulam os trabalhos. A Polícia Militar ainda aguarda, desde 2006, a realização de concurso público para receber novos soldados.