Onze ocorrências de furtos e roubos de veículos foram registradas entre a manhã de sábado e ontem à tarde, pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva) de Cuiabá. Do total, 8 foram roubos (assaltos a mão armada) e 3 furtos. As ocorrências mostram a tendência de crescimento destes crimes na grande Cuiabá, já que entre janeiro e novembro foram registrados 287 roubos de motos na capital, com um crescimento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado, onde ocorreram 174 crimes. Os roubos de automóveis apresentaram o mesmo percentual de crescimento (39,1%) com 340 ocorrências este ano contra 207 em 2008. Os roubos a motos em Várzea Grande chegaram a 442 este ano, contra os 217 do ano passado com um aumento de 50% dos registros.
Entre os veículos roubados este final de semana estão 3 caminhonetes (2 modelos S-10 e 1 caminhonete F-1000). Os outros veículos roubados são um corsa, 1 Voyage (modelo novo), um Fiat Uno, um Escort, um Honda Civic, um Fiesta e 2 motocicletas.
Entre os locais onde foram registrados os crimes está a praça Popular, em Cuiabá, onde foram roubados o Honda Civic e uma S-10. Os outros pontos são os bairros Aclimação, Jardim Umuarama, Doutor Fábio, Porto, Nossa Senhora Aparecida, Bandeirantes, CPA 2, Coxipó e no Cristo Rei, em Várzea Grande.
Apesar do grande número de registros, até o final da tarde do domingo nenhum dos veículos havia sido recuperado. Segundo policiais, quando os veículos são roubados ou furtados para a prática de outros crimes, normalmente são abandonados posteriormente. Mas quando o veículo é destinado às oficinas de desmanche ou para ser vendido além da fronteira boliviana, permanecem muitas vezes escondidos em locais mais afastados, antes de seguirem ao destino final. No caso das motocicletas, ainda existe a modalidade de roubo para a prática de extorsão, quando os ladrões entram em contato com o proprietário para cobrar o resgate.