O município de Juína contará a partir de agora com uma nova ferramenta de combate à criminalidade. Na última semana, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, instalou na cidade o 12º Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), instrumento criado pelo Ministério da Justiça que possibilita o município trabalhar em integração, ações que possam melhorar e proporcionar uma segurança pública mais cidadã. A implantação do GGI-M em Juína aconteceu na sede da Câmara Municipal.
Com a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo municipal, gestores de segurança pública e sociedade organizada do município de Juína poderão trabalhar em conjunto e buscar soluções práticas que possam minimizar índices de criminalidade na região.
Para o prefeito de Juína, Altir Antônio Peruzzo, a instalação do GGI-M no município vem cumprir o programa de segurança pública no país que ajuda a gerir a segurança pública de forma integrada, propondo ações conjuntas. "Esperamos que possamos conseguir várias conquistas na área da segurança pública para Juína e região por meio do GGI-M", falou o prefeito.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, ressaltou durante a assinatura do decreto de instalação do GGI-M em Juína a importância dos municípios terem o GGI. "Por meio do Gabinete de Gestão Integrada as cidades podem pleitear e inserir projetos diretamente no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que trabalha com ações de redução, prevenção e combate à criminalidade", frisou Diógenes.
Com o GGI, as prefeituras podem aderir ao Pronasci direto com o Ministério da Justiça. Os recursos previstos para 2009 são de R$ 1,1 bilhão. Até 2012, o Programa deverá ser ampliado a todas as unidades da Federação. O Pronasci oferece 94 projetos, mas iniciativas já adotadas na mesma linha por estados e prefeituras podem ser assimiladas