Os próximos dias podem ser decisivos para a Polícia Civil de Colíder. Nesta semana pode ser concluído o inquérito da Operação Tribuna do Pó, de repressão ao tráfico de drogas, deflagrada no mês passado e que resultou na prisão de onze pessoas, entre as quais a vereadora de primeiro mandato Regiane Rodrigues de Freitas. A parlamentar foi transferida para Cuiabá, onde permanece no comando do Corpo de Bombeiros.
A última prisão foi de Francisvaldo da Silva Menezes, 29 anos, localizado em Sorriso. As investigações revelaram um esquema de comércio e distribuição de droga por diferentes cidades do Norte. Alguns aspectos ainda são desconhecidos como o valor financeiro movimentado pela organização desde meados de fevereiro a março, quando iniciaram os monitoramentos.
A prisão de um boliviano que atuava na região de Cáceres pode representar mais uma peça do quebra cabeça das investigações. Ele adquiria a mercadoria que, posteriormente, era encaminhada por carros ou mesmo ônibus para ser distribuída em Sorriso, Colíder, Itaúba. O acusado está com a prisão decretada mas ainda não foi preso. Há informações que estaria na Bolívia.
A Polícia Civil de Colíder se prepara para uma nova etapa das investigações: ouvir novamente os 11 presos. Para isto, as autoridades aguardam a conclusão de um relatório elaborado pela Gerência de Inteligência Policial, de Cuiabá, com informações mais detalhadas acerca dos envolvidos. O intuito deste procedimento que deve se realizar pelos próximos dias é confrontar os dados repassados pelos presos. O material pode revelar também a participação efetiva de cada membro na organização criminosa.
Os autos da investigação evidenciaram que o maior envolvimento junto à quadrilha seria de Francisvaldo. Ele comprava a droga diretamente com o Boliviano foragido e depois a trazia para as cidades onde a mercadoria era entregue aos ‘varejistas’. Francisvaldo e a vereadora Regiane devem ser indiciados por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Os demais presos também responderão por tráfico.
Na época, foram expedidos 15 mandados de prisão temporária, de um total de 20 ordens decretadas. Ainda em Colíder, Leandro Aparecido da Silva, 24, foi autuado em flagrante com porções de drogas, Aline Marques da Silva e Rafaela Rodrigues dos Santos, por mandado de prisão temporária (30 dias). Luis Carlos de Jesus, que já estava preso, teve mandado cumprido. Em Sorriso foram localizados Celiomar Ferreira e Américo Triplodi de Filho, o “Marquinhos”. Houve flagrante para Valdinei Cristiano Uliano, Elton de Jesus e Márcio Monteiro Jaime, que também já encontravam-se presos.