Policiais do Grupo Especial de Segurança de Fronteira recuperaram mais dois veículos roubados neste fim de semana. Os dois carros, um modelo Honda Civic cor prata, ano 2006, placa KAE-8946 e um VW Gol 2009, cor preta, placa NJJ-5226, foram roubados em Várzea Grande, na semana passada. Os carros foram recuperados depois que os policiais montaram barreiras na estrada das localidades de Roça Velha e Avião Caído. Os condutores abandonaram os veículos na estrada. A ocorrência foi registrada na Delegacia da Polícia Civil em Porto Esperidião, para onde foram conduzidos os automóveis.
Entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano, o Gefron recuperou dezenas de veículos entre carros de passeio, camionetes, utilitários, caminhões, motos e máquinas agrícolas. Este é um dos crimes mais praticados e com intensa relação com o tráfico de drogas. Na maioria dos casos, os veículos são encaminhados para a fronteira brasileira para ser trocado por drogas na Bolívia. Entre os carros, os mais visados e destinados a troca por entorpecentes na Bolívia são os de categoria “luxo”, como modelos das marcas Toyota, Golf, Ecosport, camionetes, Honda Civic e Mitsubishi.
Segundo o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez Filho, as motos são modelos mais fáceis de serem roubados, pois são mais vulneráveis para esse tipo de crime e de fácil tráfego pelas “cabriteiras”, termo usado para identificar as estradas não oficiais.