O tráfico de drogas foi alvo de mais uma operação da Polícia Judiciária Civil, deflagrada na manhã desta quinta-feira, em Rondonópoli. Seis pessoas, sendo 3 menores de 18, foram presas na operação “Origem do Mal”, da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do município. Com a prisão de Alex Sandro Alves Baia, 21 anos, Luciana Rodrigues, 31, Robson Cruz de Souza, 19, e três adolescentes de 13, 16 e 17 anos, a polícia descobriu uma nova modalidade de roubos encomendados por traficantes.
A tática usada consiste em ameaças de morte a usuários devedores, obrigando-os a executar assaltos na cidade. Os acusados era investigados desde o mês de agosto. “Já tínhamos informações que traficantes estavam alugando armas e fazendo ameaças a usuários para realização de assaltos”, disse o delegado Claudinei Lopes, do Depati.
De acordo com o delegado, o tráfico doméstico de drogas é a origem para outros crimes como o roubo e o furto. Para isso, os traficantes utilizam-se da “’adoção’ de adolescentes para repassar drogas e perpetrar atos infracionais”, explicou Lopes, acrescentando que isso ficou muito claro, em fotos encontradas no arquivo de um notebook apreendido na casa de Alex Sandro, onde ele aparece junto com Robson treinando dois menores a fazer assaltos e exibindo armas de fogo.
Alex Sandro é apontado nas investigações como o chefe do bando. Ele foi identificado após o interrogatório de um assaltante que participou do roubo de uma drogaria juntamente com outro comparsa. O traficante obrigou os assaltantes a praticarem o roubo em troca do pagamento da dívida de R$ 60. Alex ainda deu apoio na fuga dos bandidos usando um veículo GM Celta, placas JZL-3055,( que foi apreendido) e forneceu um revólver calibre 32. O veículo foi encontrado na casa de Robson Cruz de Souza, que estava na companhia do menor de 16 anos. No interior do carro os policiais localizaram dois pacotes com diversas pedras de cocaína. Na residência de Alex Sandro, outros dois adolescentes de 13 e 17 anos, foram apreendidos.