PUBLICIDADE

MT: 14 são presos em operação e policial é acusado de chefiar quadrilha

PUBLICIDADE

Uma quadrilha de traficantes liderada por um investigador da Polícia Civil foi presa ontem em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) na operação "Fronteira Oeste". Foram cumpridos 14 mandados de prisão, dos 16 expedidos pela Justiça. Além do investigador Joel Almeida da Silva, acusado de liderar o grupo, foram presos ainda os policiais civis Renato Matias Ramos e Alessandro Marcos da Cruz e o policial militar Paulo Amâncio da Cruz.

De acordo com as investigações, Joel tem um patrimônio de aproximadamente R$ 1 milhão, mas ganha R$ 2 mil ao mês. O delegado de Cáceres, Percival Eleutério de Paula, um dos coordenadores da operação que contou com o apoio das Corregedorias das Polícias Civil e Militar, afirmou que o investigador "estava bem acostumado com o ilícito".

A diretoria da PC já tentou retirar ele de Cáceres, onde continuava atuando por força de uma liminar da Justiça. Joel estaria no tráfico desde 2005, quando começou a receber "depósitos excessivos" nas contas bancárias.

O grupo atuava no esquema conhecido como "arrocho". Recebia informações de barqueiros, que são contratados como "mulas" (fazem o transporte das drogas), sobre quantias grandes de entorpecentes que seriam trazidas da Bolívia para Cáceres. Quando o carregamento chegava no Brasil, Joel e a quadrilha abordavam os traficantes e tomavam a droga, que depois era distribuída no Estado. Segundo o delegado, parte do dinheiro era entregue ao informante. Foi inclusive num destes "arrochos", que um irmão de Joel, Joarez Almeida da Silva, foi assassinado em 2007. De acordo com o delegado, Joarez morreu ao roubarem 150 quilos de droga do Primeiro Comando da Capital (PCC).

O próprio Joel, de acordo com as investigações, já foi vítima de 2 tentativas de homicídio praticadas por traficantes que foram roubados. A última aconteceu há cerca de 3 meses e outra há 2 anos. Joel foi preso na casa dele, em Cáceres, onde foi apreendida uma motocicleta, uma S-10, uma carabina e um revólver calibre 38. Além de tráfico de drogas, ele ainda vai responder por porte ilegal de armas.

Outro irmão de Joel, Gilmar Almeida, o "Branco", foi preso ontem. Ele é acusado de fazer a distribuição das drogas em Cuiabá e Rondonópolis. Também foram presos Vilmo Pereira dos Santos, Maria Helena Ardigo, Kellen Silva Gomes, Marcos Rodrigues Miranda (Baiano), Sidnei de Freitas, Odelício Manoel da Silva (Bodão), Santos Balaeiro, Marcos Fernando Eges (Cabelo) Adilson Dourado da Silva (Baixinho) e Júlio da Silva.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE