Mais de 200 pessoas se reuniram hoje no fórum, com representantes da PM, Polícia Civil, judiciário, executivo e legislativo sugerindo e debatendo medidas para fortalecer as ações de segurança pública. De acordo com o juiz Wanderlei José dos Reis, o objetivo da audiência é receber sugestões que deverão ser apresentadas na 1ª conferência nacional de segurança pública, de 27 a 30 de agosto, em Brasília. “O Poder Executivo achou por bem ouvir as sugestões de cada comarca para que o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso possa levá-las para serem apresentadas na conferência”, explicou.
Os participantes foram divididos em seis grupos e, no final,apresentarão as propostas considerando os princípios da legalidade e da igualdade de tratamentos, a valorização e defesa dos direitos humanos, e ainda, diretrizes como o fortalecimento e valorização dos conselhos de segurança, criação da guarda municipal, melhoria na qualificação dos profissionais de segurança pública, entre outras.
Para o vice-prefeito de Sorriso, Wanderley Paulo, mediador de um dos grupos de discussão, a iniciativa do Judiciário é apropriada. “Percebemos que todos os poderes estão preocupados em oferecer mais segurança a nossa população. Isto está sendo feito de uma forma democrática, ouvindo a população, os alunos e a sociedade organizada, com o objetivo de buscarmos as diretrizes essenciais para obtermos resultados com a segurança pública no nosso dia a dia. Estas discussões contribuirão com o GGI e o Conselho Municipal de Segurança para implementarmos ações que possam gerar frutos que garantam segurança e paz para a população de Sorriso”, afirma.