A Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso divulgou, esta tarde, balanço da operação Fronteira Branca, cujo objetivo é combater o tráfico internacional de drogas. Dos 72 mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça de Cáceres, 44 foram cumpridos, sendo a maior parcela das prisões em Mato Grosso (36), seguido por Rondônia (2), Pernambuco (2), Minas Gerais (2), Bahia (1) e São Paulo (1).
A PF informa que alguns dos mandados não cumpridos são de bolivianos que não estão em território brasileiro. A investigação foi iniciada em 2006 a partir da identificação de um boliviano de San Matias/Bolívia como fornecedor de cocaína para diferentes grupos criminosos estabelecidos no Brasil. Posteriormente a federal conseguiu identificar mais 6 grupos criminosos relacionados com o tráfico na região de fronteira sendo formados por traficantes brasileiros em associação com fornecedores bolivianos e, em um dos grupos, líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC .
Até o momento, houve a apreensão de cerca de 913 quilos de cocaína e de US$ 446 mil dólares, R$ 30 mil e prisão em flagrante de 78 indivíduos diretamente ligados aos esquemas investigados. A Polícia Federal também pediu à Justiça o seqüestro de bens, entre estes, 2 fazendas e o bloqueio de contas bancárias utilizadas para movimentação de valores do tráfico.