Polícia Federal realiza hoje a Operação Trilha, com o objetivo de prender uma quadrilha especializada em clonagem de cheques, de cartões de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias por meio da internet. Um grupo de policiais federais está em Várzea Grande para cumprimento de mandados de busca e apreenssão. Sabe que trata-se de ramificações das operações criminosas. A assessoria da PF informou que maiores detalhes sobre a quadrilha que atua em Mato Grosso serão divulgados à tarde.
Ao todo, foram mobilizados 691 policiais federais para cumprir 120 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de prisão temporária e 136 mandados de busca e apreensão em 12 estados e no Distrito Federal. O maior número de cidades em desenvolvimento da operação é Goiás. São elas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Trindade, Senador Canedo, Goianira e Itaberaí . Os mandados foram expedidos pelo Juiz Federal da 12ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.
As investigações, iniciadas há cerca de um ano, revelaram que integrantes da quadrilha utilizavam programas para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos. Estes programas eram disseminados por meio de mensagens eletrônicas falsas. Em outra modalidade, a quadrilha instalava câmeras nos terminais bancários para filmar a senha dos correntistas, ao mesmo tempo em que outro dispositivo clonava os dados do cartão.
De posse dos dados bancários, os criminosos realizavam transferências de valores para contas de “laranjas”, compravam produtos pela internet e realizavam pagamentos de boletos bancários.
Os presos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado mediante fraude, tentativa de furto e estelionato.