A secretaria de Justiça e Segurança Pública fechou parceria técnica com a Agência Brasileira de Inteligência para formação dos profissionais de órgãos estaduais e federais no curso básico de inteligência, que começou hoje, em Cuiabá. Mato Grosso é o segundo estado da federação a receber o curso, ministrado por profissionais que atuam na Escola de Inteligência da ABIN e nos escritórios da agência em diversos estados.
João Campos da Luz, da ABIN de Mato Grosso ressaltou a formação como uma parceria importante para os profissionais que atuam nos setores de inteligência de órgãos públicos. “É uma qualificação que estávamos devendo aos profissionais de Mato Grosso e com as parcerias estabelecidas pudemos dar sequencia ao curso”.
Mais de 30 profissionais da Sejusp, polícias Civil e Militar, Sistema Prisional, Politec, Corpo de Bombeiros, Casa Militar, e de órgãos federais como PRF, Polícia Federal, INSS, Ibama e Abin iniciaram a qualificação que vai até o dia 06 de maio, com carga horária de 60 horas. As aulas são realizadas na Escola de Governo.
O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Antônio Moraes, afirmou que a qualificação é primordial também para os profissionais possam trocar experiências cotidianas. “Na área de segurança estratégica são trabalhados detalhes que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia e quanto mais qualificados os profissionais que nela atuam mais oportunidades tem de aprimorar a atuação e o trabalho a ser desenvolvido”, destacou o secretário adjunto.
Participaram da abertura do curso o secretário adjunto de Justiça, Zaqueu Barbosa, superintendente de Segurança Estratégica da Sejusp, Romel Luis dos Santos; inspetor da PRF, Clarindo Ferreira, superintendente da Escola de Governo, Almir Balieiro, representantes de instituições estaduais e federais.