Uma clareira onde era realizada extração ilegal de madeira na região de Marcelândia (210km de Sinop) foi encontrada ontem por agentes da Polícia Federal, Força Nacional de Segurança e Ibama. A área fica no distrito de Analândia, a cerca de 45km da cidade. Dezoito pessoas foram detidas, ouvidas e liberadas. Termos circunstanciados foram lavrados e os envolvidos podem responder por crimes ambientais, além de serem multados.
Dez caminhões, tratores e madeira extraída ilegalmente foram apreendidos. As ações de combate a retirada de madeira da floresta de maneira ilegal continuam por tempo indeterminado. Denúncias anônimas também podem contribuir com a repressão a crimes desta natureza.
No início deste mês, dois caminhões – um com madeira e outro que transportava uma máquina – foram apreendidos em Vera (80km de Sinop). Quatro pessoas foram presas. Uma espingarda e motosserra também acabaram localizadas com o grupo. No final de março, na região de Itaúba, quatro pessoas haviam sido presas. As operações integram o planejamento de combate ao desmatamento ilegal.
Também em março, agentes da Polícia Civil localizaram em Tabaporã (180km de Sinop) seis caminhões que faziam o transporte de madeira sem documentação. Conforme o delegado Gustavo Garcia, os policiais desconfiaram da forma que as madeiras eram transportadas e abordaram os veículos, que faziam transporte sem autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).