PUBLICIDADE

Preso acusado de furto de gado no Médio Norte

PUBLICIDADE

A Polícia Civil de Tapurah prendeu hoje em Itanhangá (Médio Norte), o fazendeiro Afonso Sales Sperandio, 49 anos, investigado em crimes de furtos qualificado de gado, praticado. A justiça decretou sua prisão foi preso por mandado de prisão preventiva, decretada após ele ameaçar seu comparsa. O delegado Marcelo Martins Torhacs, informou, através da assessoria, que Afonso era investigado em dois inquéritos nos quais ficaram comprovados que ele praticou ao menos dois furtos de gado. Num deles, aproximadamente 23 cabeças de gado da raça Nelore foram levadas. Desse furto, a polícia conseguiu recuperar 12 cabeças já na posse de terceiro e que estavam preparava para o abate, num matadouro de um supermercado da região.

Em outro caso, 90 animais roubados foram recuperadas e devolvidas para o proprietário. Ao todo, a operação possibilitou reparar um prejuízo superior a R$ 110 mil às vitimas. Conforme o delegado, Afonso negava a prática dos crimes e tentava tumultuar as investigações, querendo fazer crer que não teria furtado o gado. Num dos furtos, ele disse ter “comprado de uma das vítimas e que iria pagá-la, mas a polícia foi avisada antes”, e que no outro fala que teria comprado do vaqueiro da fazenda. “A versão dele não encontra amparo nos demais elementos de provas reunidos”, aponta o delegado.

As investigações apontam os animais foram remarcados descaracterizando o símbolo original. Em alguns casos, devido à marca circular criada por Afonso, o couro do animal se soltava por causa do calor, ficando no local feridas, as quais originavam bicheiras.

O comparsa do fazendeiro, Jenival Belarmino dos Santos, localizado pelos investigadores da delegacia, confessou a prática do crime e revelou vários detalhes. Ele diz ter sido ameaçado por Afonso e o acusa de furtar o gado com apoio do filho e e dele próprio (Jenival).

O crime de furto qualificado tem pena de reclusão de 02 a 08 anos, se condenado, poderá pegar pena muito acima do mínimo legal, levando em consideração que foram dois crimes de furto, cujas penas serão somadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Após deixar o Cuiabá, Jonathan Cafú assina com o Botafogo-SP

Ex-Cuiabá, Jonathan Cafú foi anunciado ontem como novo reforço...

PM recupera motocicleta roubada em Sorriso

A Força Tática da Polícia Militar recuperou uma Honda...
PUBLICIDADE