A Polícia Federal deflagrou, hoje pela manhã, a “Operação Atlântida” e prendeu 26 pessoas que fariam parte de uma “organização criminosa envolvida em um esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas federais para municíoios da região Araguaia, em Mato Grosso”. A superintendentência da PF confirmou, ao Só Notícias, que todos os mandados de prisões foram cumpridos. Algumas ocorreram em Cuiabá. Os federais agiram hoje em Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Canarana, Novo São Joaquim e Ribeirãozinho. A relação dos nomes não foi informada. Servidores da Secretaria Estadual de Infra-estrutura e de prefeituras estão entre os investigados. A justiça federal também decretou seqüestro dos bens de 26 pessoas e de 7 empresas.
Os esquemas teriam dado prejuízos superiores a R$ 38 milhões, aponta a PF. A ação desencadeada hoje é resultado do trabalho conjunto entre a PF e a Controladoria Geral da União (CGU), que participou de algumas das diligências. As investigações apontam que haveria associação de empresas com o objetivo de frustrar, mediante ajuste e combinação de propostas, o caráter competitivo de licitações de obras de engenharia e pavimentação asfáltica cujos recursos eram provenientes de convênios firmados entre municípios da região e o governo federal.
“Foi possível identificar a existência de uma verdadeira organização criminosa em plena atuação, a qual, de acordo com o que restou apurado, fraudava procedimentos licitatórios levados a efeito em alguns dos municípios que integram o Vale do Araguaia, bem como promovia o desvio de verbas federais, contando, inclusive, com a participação de servidores públicos (agentes públicos municipais, membros de comissões de licitações, servidores da SINFRA – Secretaria de Estado e Infra-estrutura) e de um empregado da Caixa Econômica Federal)”, aponta a Polícia Federal.
Todos os mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva já foram cumpridos:
Cuiabá
06 presos;
03 mandados de condução coercitiva;
06 mandados de busca e apreensão;
Barra do Garças
12 presos;
05 mandados de condução coercitiva;
19 mandados de busca e apreensão;
Canarana
03 presos;
04 mandados de busca e apreensão;
Novo São Joaquim
02 presos;
02 mandados de busca e apreensão;
Pontal do Araguaia
03 presos;
04 mandados de busca e apreensão
Ribeirãozinho
01 mandado de condução coercitiva
(Atualizada às 11h07)