Setenta e três veículos (carros e motos) foram recuperados nos 12 primeiros dias deste mês. Um dos últimos aconteceu, ontem à tarde, na região do Zero Quilômetro, em Várzea Grande. No mesmo período foram roubados e furtados cem veículos em Cuiabá e Várzea Grande.
Ontem, policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (DERFVA), em rondas por Várzea Grande, abordaram quatro pessoas que negociavam um veículo Citroen C3, prata, que era vendido na modalidade "Finan" (carro financiado revendido a preço inferior e as prestações deixam de ser pagas). Em checagem via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), os policiais descobriram que o carro foi roubado em março de 2009, na cidade de Mirassol, interior de São Paulo, e trazido para Mato Grosso.
Na abordagem, houve reação dos suspeitos envolvidos e um homem de 24 anos foi autuado em flagrante por receptação. O suspeito disse aos policiais que havia comprado o veículo esta semana por R$ 4 mil e o negociava por R$ 5 mil, em uma garagem de Várzea Grande. O chefe de operações Wlademire Barros informou que ontem os policiais localizaram também quatro motocicletas, roubadas por integrantes de quadrilhas que atuam em Cuiabá e Várzea Grande. Das motocicletas foram recuperadas uma XR 300, uma Biz, uma Falcon, e uma Yamara Facto preta. "Trata-se de quadrilhas agem no pedido de resgate", afirma.
Os veículos recuperados estão dentro de ações dos policiais da DERFVA, das demais delegacias da Polícia Civil, da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) e ainda os localizados pelas próprias vítimas, nos casos de extorsão. Já que elas pagam e depois vão na Delegacia para dar baixa.