O delegado da Polícia Federal de Sinop, Paulo Melo, explicou neste sábado à tarde, a operação que desarticulou uma possível quadrilha de assalto a bancos na 6ª feira à noite. Ao todo, quatro três homens e uma mulher foram presos e apreendidas duas armas de fogo (uma pistola 365 municiada e um 38), uma balança de precisão (usada para pesar drogas), um VW Gol prata, placas de Brasília, além de outros objetos. Conforme Só Notícias já informou, o quinto suspeito conseguiu fugir.
De acordo com o delegado, todos os presos têm passagem pela polícia por assaltos ou tráfico de drogas. Melo explicou que as investigações sobre o grupo iniciou há dois meses com a prisão de uma pessoa por tráfico de entorpecentes que tinha ligação com assaltantes de bancos. A partir deste fato, os contatos deste detido começaram a ser investigados que atuavam em tráfico e um deles já havia sido preso por assalto a banco. Ao investigar estas pessoas que a PF de Sinop chegou ao cinco criminosos.
O delegado afirmou que dois são do Estado de Goiás, um que está preso e o outro que está foragido. Ele acredita que alguns destes presos possa ter participado de alguns dos assaltos cometidos na região nos últimos dias. “A quadrilha precisa se capitalizar para fazer uma ação de maior invergadura que é um assalto a banco. A dinâmica deste tipo de crime é sempre essa. Estas pessoas vem de outros estados, ficam algum tempo em uma cidade polo como Sinop, cometem pequenos assaltos para que se capitalizem para que possam comprar armas de grosso calibre e desencadear assaltos a banco ou a carros fortes”.
Melo suspeita que alguns destes presos possam estar envolvidos no assalto a um posto de combustíveis ocorrido na sexta-feira no município de onde foram levados R$ 3 mil. “Há uma suspeita que alguns destes podem estar envolvidos. Estamos investigando e não posso afirmar nada neste momento”.
Conforme Só Notícias já informou, as prisões aconteceram no bairro Novo Estado e houve troca de tiros entre os bandidos e os policiais. Dois conseguiram escapar após pular o muro da casa onde se encontravam. Todavia um deles foi preso com a ajuda da Polícia Militar, já o outro conseguiu escapar. Apesar da troca de tiros, ninguém ficou ferido. O delegado informou que a Polícia Federal de Sinop já realizou cerca de 350 ações em toda a região e que foi a primeira vez que foi necessário o disparo de armas. “Ninguém ficou ferido, nem policial e nenhum civil”.