A penitenciária Osvaldo Florentino – Ferrugem -, de Sinop, deve ter um novo diretor ainda este mês. Ele deve substituir João Domingos de Araújo, exonerado no final de maio. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), está sendo analisado quem será o futuro titular. A nomeação deverá ser publicada diretamente em Diário Oficial. Enquanto não é definido o novo diretor, a administração da penitenciária fica por conta do sub-diretor, Edson Ataíde Ormond.
Conforme Só Notícias informou, João Domingos de Araújo foi exonerado poucos dias após a realização da Operação Jurupari. O motivo seria a ordem para cortar os cabelos dos presos na operação. Cerca de 25 pessoas (empresários, engenheiros florestais e fazendeiros) foram encaminhadas ao presídio e ficaram em uma ala separada.
Na ocasião, o então diretor se defendeu alegando que cumpriu o que manda o artigo interno da unidade carcerária, no qual destacada a necessidade do corte para manter questão de higienização. O diretor havia assumido o cargo em abril.
No Ferrugem, há aproximadamente 670 reeducandos. Em maio, houve fuga de 19 presos, destes 11 foram recapturados.