PUBLICIDADE

Mato Grosso usará banco de dados integrado da Polícia Federal

PUBLICIDADE

Mato Grosso será o primeiro Estado do país a fazer uso das ferramentas de combate à criminalidade do Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica da Polícia Federal (Cintepol) e também do banco de dados integrado que vai colocar à disposição dos servidores ligados ao serviço de inteligência uma ferramenta que reúne informações das Secretarias de Segurança Pública, do Ministério Público, do Poder Judiciário, e da Polícia Federal, possibilitando a realização de ações integradas e produção de provas mais eficaz.

De acordo com o secretário-adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, em 90 dias, cerca 50 servidores ligados à área da inteligência da Segurança Pública de Mato Grosso serão capacitados para trabalharem com essas tecnologias compartilhadas, que envolvem softwares de reconhecimento de voz de última geração, equipamentos de radiocomunicação e georreferenciamento, além de materiais usados em investigações sigilosas e o próprio banco de dados unificado.

O delegado e diretor nacional de Inteligência da Polícia Federal, Marcos David Salem, e o delegado e coordenador geral de Inteligência da Polícia Federal, Alessandro Moretti, estiveram ontem em Mato Grosso, visitaram o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, reafirmaram essa parceria.

Segundo Bustamante essa base de dados única permitirá o uso corporativo de ferramentas de coleta, tratamento e análise de dados. "Teremos mais eficiência e agilidade na produção de provas. De posse do nome da pessoa poderemos fazer uma consulta de toda sua vida pregressa, crimes cometidos, armas registradas em seu nome, problemas com a justiça, entre outros dados. Mato Grosso mais uma vez sairá na frente dos outros estado do país pois seremos os primeiros a receber esse treinamento e a fazer uso dessas ferramentas", disse Alexandre.

Centro Integrado de Inteligência Policial e Análise Estratégica, gerenciado pela Polícia Federal, tem principais premissas a capacitação de servidores e o compartilhamento de tecnologias no combate ao crime organizado, em conjunto com secretarias de Segurança Pública dos Estados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Foragida por morte de policial no Pará é presa no Nortão

Policiais civis de Nova Bandeirantes (520 km de Sinop)...

Idoso que estava desaparecido é encontrado morto em Colíder

A Polícia Civil confirmou ao Só Notícias que foi...
PUBLICIDADE