sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Crimes ambientais e tráfico lideram ocorrências na PF em Sinop

PUBLICIDADE

O delegado da Polícia Federal de Sinop, Paulo Maurício de Mello, avaliou os trabalhos desenvolvidos pela PF em 2009. Em entrevista ao Só Notícias, Paulo disse que foram instaurados 631 inquéritos. As principais ações envolvem a área ambiental e o combate ao tráfico de entorpecentes. “Até novembro mais de 160 pessoas foram presas e 50 caminhões com madeira ilegal apreendidos”. No total, no ano passado, aproximadamente 22.600 metros cúbicos de madeira irregular foram apreendidos.

O delegado explicou que a madeira permanece armazenada, à disposição da justiça até a conclusão do julgamento. “Após isso, se o juiz que cuida do caso entender a madeira pode ser doada”, disse. Ainda na área ambiental, a PF está investigando denúncias de garimpo ilegal nos 30 municípios de jurisdição de Sinop.

No combate ao tráfico de entorpecentes, foram localizados 64 kg de cocaína. A maior apreensão foi em fevereiro quando 40 kg foram apreendidos na BR-163. Paulo destacou também uma operação feita em conjunto com a Polícia Civil no mês de outubro com a apreensão de 70 caixas (553 pacotes) de cigarro vindos de Sorriso.

Em uma operação desenvolvida com a Anvisa mais de duas toneladas de remédios irregulares e 10 mil frascos de perfumes (contrabandeados) foram apreendidos. “Três farmácias foram lacradas e três pessoas presas”, apontou o delegado.

Outras ações também foram desenvolvidas, como uma operação em conjunto com o Ministério Público e o Ministério do Trabalho para identificar situações de trabalho escravo e exploração de trabalho infantil na região. Dois inquéritos sobre o assunto estão em andamento.

“Em dezembro, juntamente com a UFMT, o Ministério Público Federal, o Ibama e a prefeitura, plantamos 500 mudas de árvore na operação carbono”, detalhou Paulo. Outros serviços, como emissão de passaportes também são oferecidos pela PF. Em 2009, 1.024 passaportes foram feitos.

Na entrevista, o delegado também salientou que a entrega dos registros de armas recadastradas aos proprietários tem previsão para acontecer a partir de maio.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE