Jonas Jaster, 30 anos, foragido da Justiça de Rondonópolis foi localizado ontem, em Alta Floresta. O homem cumpria pena em regime semi-aberto por latrocínio no presídio da Mata Grande mas há alguns anos ganhou autorização para visitar a família temporariamente durante o feriado da Páscoa no segundo município.
Na época, o Judiciário determinou que o detento pudesse ficar fora da unidade prisional por uma semana, ou seja, entre os dias 5 a 11 de maio de 2007. Desde então, Jonas não mais retornou para Rondonópolis. Em abril de 2008 o mandado de prisão foi expedido em desfavor do detento.
Segundo a Justiça, a pena foi de 29 anos devendo ser cumprida até 2028. Ele cumpriu um sexto (1/6) até 2004. Ainda em 2006 a defesa de Jonas Jaster tentou na Justiça obter a progressão do regime fechado para o semi-aberto. Por outro lado, o juiz Edson Pereira da Costa negou, justificando improcedente, uma vez que não havia sido cumprido o “interstítico necessário (um terço, metade), estando então ausentes todos os requisitos legais para receber o benefício pleiteado”.
Ainda no mesmo ano, desta vez em dezembro, Jonas conseguiu o benefício da progressão de regime. Depois de não mais retornar para a prisão em Rondonópolis, a Justiça determinou que o regime fosse regredido novamente para o fechado.
Jonas Jaster já residiu em Sorriso. Por outro lado, não há confirmação do local onde o crime de latrocínio tenha sido praticado. De acordo com a Polícia Civil em Alta Floresta, o homem estaria envolvido no roubo de carros em Mato Grosso e que, posteriormente, eram levados para a Bolívia.
Já em Alta Floresta, segundo a polícia, há alguns meses, Jonas havia montado uma pizzaria. Ele está à disposição das autoridades.