Foi lançada hoje a Operação Natal com Segurança, desencadeada pela Polícia Militar de Sorriso. Embora esteja sendo desempenhada desde o dia 12, quando os comerciantes esticaram o horário de atendimento até as 20 horas, o comandante, tenente-coronel Thadeu Firme, iniciou, esta manhã, campanha de orientação nas ruas. Até o dia 2 de janeiro, o número de policiais nas ruas vai passar de 8 para 13, sendo que o número das viaturas também vai aumentar para quatro. Os policiais militares que trabalham 24 horas e folgam outra 48 horas, vão dedicar pelo menos 4 horas de sua folga para atuar na operação. Conforme Thadeu, esta atitude demonstra comprometimento de toda a tropa com a população da cidade, pois não vão ser remunerados por esta hora extra.
Para conseguir aumentar o policiamento, o comandante também reduziu o número de policiais no setor administrativo, que passou de seis para dois. Apenas os serviços emergenciais e questões judiciárias estão sendo atendidas. Com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces), Câmara Dirigente Lojista (CDL), entre outras entidades, a PM está distribuindo cartilhas aos consumidores que lotam as ruas de Sorriso nestes dias que antecedem o natal.
“Se a população seguir pelo menos 50% dos itens citados na lista, nossa operação será um sucesso”, disse o comandante. Na lista estão dicas de como segurar a bolsa ao sair fazer compras, como cuidar dos filhos ao sair de casa, a atenção redobrada ao necessitar de serviços bancários, como e onde estacionar o veículo no centros, como deixar a residência se for viajar, entre outras orientações. “As pessoas devem evitar ao máximo chamar a atenção do bandido, ou seja, não deve dar oportunidade a ele, como por exemplo, deixar a casa fechada e, se for viajar, deixar a chave com alguém de confiança para monitorar”, destacou.
Os principais crimes registrados nesta época das compras de natal e final do ano são os furtos e roubos, que é quando o bandido utiliza a violência para intimidar a vítima. Segundo Thadeu Firme, a PM já registrou um aumento de pequenos furtos no centro da cidade nos últimos 10 dias.