Um adolescente, de 17 anos, é apontado pela Polícia Civil como o autor do assassinato do aposentado Silvando Joaquim de Souza, 68 anos, morto a pauladas em Poconé (104 Km ao sul de Cuiabá), dentro de sua própria casa, no assentamento Carrijo, a 65 quilômetros da cidade, no dia 1º deste mês. A Polícia Civil, que esclareceu o crime na tarde desta terça-feira (6), informa que o motivo era roubar a aposentadoria da vítima.
O menor teve o pedido de internação representado e aguarda a decretação da Justiça, mas não poderá ser internado no Pomeri. O adolescente trabalhava no sítio tirando leite de vacas e resolveu matar o idoso com golpes de pedaço de madeira, na cabeça depois de roubar R$ 320, dinheiro da aposentadoria que a vítima havia retirado do banco no dia anterior a sua morte.
Ele morava com os pais ao lado do sítio que a vítima cuidava como caseiro e pertence ao seu cunhado. De acordo com o delegado Rodrigo Bastos, o menor teve o pedido de internação representado e aguarda a decretação da Justiça. Ele vai responder ato infracional de latrocínio (roubo seguido de morte).
Entretanto, ainda não se sabe para qual unidade ele será encaminhado, visto que o Centro de Ressocialização da Capital, no Complexo do Pomeri, foi parcialmente interditado em novembro. Na decisão, a juíza da Primeira Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, determinou a remoção imediata de todos os adolescentes que estavam no bloco antigo da unidade, além da proibição de entrada de qualquer infrator que não fosse de Cuiabá.