Mato Grosso registrou a maior quantidade de roubos a instituições financeiras na região Centro-Oeste, ano passado: 48. No mesmo período, foram 9 em Goiás, 5 em Mato Grosso do Sul e um no Distrito Federal. Os números fazem parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
•Conheça a página de Só Notícias no Facebook
A quantidade é superior ao de todo o ano de 2009, quando foram 37 casos. Neste ano, dados divulgados pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso apontam que já houve 41 ataques em agências, entre roubos e arrombamentos. Quando analisado apenas arrombamentos em caixas eletrônicos (dentro e fora das agências), os números chegam a 95.
Denominado como crimes violentos não letais contra o patrimônio, além dos ataques as instituições, há relacionados ainda roubos de veículos, com 2.032 no ano passado, 7,06% a mais que em 2009 quando foram 1.898 ocorrências; roubos de carga, que somaram 10 no ano passado (ante 13 em 2009); já outros tipos de roubo somaram 2.110 (ante 1.704 em 2009). Todos os tipos de roubo somaram 12 mil.
Os dados informados correspondem ao volume de ocorrências policiais registradas e não, necessariamente, indicam a quantidade de vítimas envolvidas.
O anuário, realizado há cinco anos, apresenta informações sobre a quantidade e os tipos de crimes ocorridos entre os Estados. As informações fazem parte do Sistema de Informações Estatísticas sobre Segurança Pública e Justiça Criminal, coordenado pelo Ministério da Justiça.