O gerente executivo do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de Sinop, Evandro Selva, confirmou, agora há pouco, ao Só Notícias, que dois fiscais do instituto receberam voz de prisão, esta tarde. Os fiscais foram detidos e encaminhados à Polícia Federal para prestar depoimentos após o cumprimento de uma liminar para reintegração de posse de dois tratores, que foram apreendidos pelo Ibama.
A liminar foi proferida por um juiz da comarca de Cláudia (90 km de Sinop) e, segundo Evando, como não foram comunicados oficialmente da decisão, dois ficais teriam que acompanhar os maquinários até o local de depósito, em Cláudia. “Os oficiais de justiça entenderam que os fiscais do Ibama estavam dificultando o trabalho, quando seguiam uma determinação do órgão que é acompanhar o material apreendido até o seu local de depósito, já que a apreensão foi feita pelo instituto”, disse Evandro.
Evandro também mencionou que o órgão entrou com recurso contra o cumprimento de reintegração de posse do maquinário em Várzea Grande e reverteu a decisão, sendo assim o maquinário que foi encaminhado à Cláudia terá que retornar ao pátio do Ibama.
Os dois fiscais do Ibama e os dois oficiais de justiça prestaram depoimentos na Polícia Federal.
(Atualizada às 23:19h)