PUBLICIDADE

PM decide manter operação ativa em MT até dezembro

PUBLICIDADE

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, confirmou, hoje, que a “Operação Ponto X” prossegue até dezembro, quando será dado início a Operação de Final de Ano, realizada anualmente com o objetivo de prevenir ações criminosas durante as compras e festividades ocorridas neste período. Deflagrada no mês de outubro, a previsão era que a “Operação Ponto X” fosse finalizada no último dia 10, quando completou 60 dias de ação.

De acordo com Farias, a operação tem alcançado seu principal objetivo que é aumentar a sensação de segurança da população nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, regiões com maior índice populacional e, consequentemente, com maior concentração de ocorrência criminosas. “Temos atingido nossa meta que garantir maior segurança à população. Agora é darmos continuidade na ação até que desencadearmos a nova operação”, afirma o comandante.

Conforme levantamento estatístico da Polícia Militar, desde o início da operação (10 de setembro) até o último dia 5, foram registradas 3.206 ocorrências, cerca de 10% em flagrante, que resultaram na apreensão de 240 armas branca e de fogo, 1.478 unidades de entorpecentes (cabeça, papelote e cabecinha) e na condução de 2.993 pessoas, sendo 412 menores de idade. Na área de trânsito foram registradas 10.345 notificações e 242 veículos foram recuperados e/ou localizados.

A “Operação Ponto X” foi deflagrada com o objetivo de aumentar o poder de ostensividade e prevenção policial nas áreas com maior incidência de crimes como, roubos e homicídios, bem como proporcionar maior segurança e tranquilidade à população.

Os locais escolhidos para realizar a operação foram definidos a partir dos levantamentos estatísticos feitos pelos Comandos Regionais de Cuiabá (CR I) e Várzea Grande (CR II) da Polícia Militar, além dos comandos especializados. Em Cuiabá, 20 pontos na região central estão com o policiamento reforçado. E, em Várzea Grande, são 12 os pontos que possuem maior presença policial.

Na operação estão empregados aproximadamente 500 policiais militares, que ingressaram na instituição pelo último concurso público realizado pelo Governo do Estado para a Segurança Pública. Além desse efetivo, a operação conta com apoio direto dos policiais empregados no serviço operacional diário. No Comando Regional de Cuiabá (CR I) atuam cerca de 150 policiais; no Comando de Várzea Grande (CR II) são aproximadamente 120, e no Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), outros 10 militares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia apreende 67 celulares na primeira fase da Operação Recupera em MT

As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá...

Rotam prende homem por tráfico de drogas em Sorriso

A equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas da Polícia...
PUBLICIDADE