A Câmara de Lucas do Rio Verde está apoiando a campanha de desarmamento, reforçando, através de campanhas, a conscientização das pessoas para entregarem suas armas para a polícia. As armas de fogo causam mais mortes que acidentes de trânsito ou qualquer doença.
Em Mato Grosso, a campanha iniciou há duas semanas e são 17 municípios cadastrados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado como pontos oficiais de entrega. Embora Lucas do Rio Verde não esteja nessa lista, segundo o delegado Marcelo Torhacs, na delegacia de Polícia Civil está sendo feita o recolhimento das armas. É recomendado para quem tem a intenção de entregar revólver, espingarda ou qualquer outra arma, que entre no "site do ministério e retire a guia de trânsito da arma. Por não ser ponto oficial, nós vamos recolher (na delegacia municipal) e encaminhar o pedido de devolução para Sinop. Alguns dias depois, o cidadão pode retornar a delegacia de Lucas para receber a autorização de indenização que são pagas nos caixas eletrônicos da agências bancárias credenciadas", explicou o delegado.
O valor pago varia de acordo com a arma. Pessoas que entregam revólveres de calibres considerados simples recebem R$ 100. Na entrega de fuzis e espingardas, por exemplo, a indenização é de R$ 300.