Policiais rodoviários federais da 6ª delegacia, em Sorriso, participaram nesse mês de duas importantes frentes de combate aos crimes ambientais. A primeira operação foi de apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante atuação na Reserva Ecológica da Serra do Cachimbo, ao norte de Mato Grosso e sul do Pará. Nesta operação o principal objetivo era coibir a extração de madeira na reserva, bem como fiscalizar a existência de campos de mineração ilegal.
Nos últimos dias do mês, a equipe da PRF participou também da apreensão de quase 800 cabeças de boi em uma fazenda em União do Sul. O IBAMA já havia notificado o proprietário da fazenda quanto ao desmatamento ilegal da área e a posterior utilização da terra para a criação dos bovinos. Como não foi providenciada a retirada espontânea, o istituto articulou o transporte dos animais, com apoio da PRF e Força Nacional, que garantiram a segurança da operação.
Foram utilizados 10 caminhões de dois andares, do tipo boiadeiro, para acomodar a grande quantidade de animais. Todos os animais foram doados ao IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso e servirão para estudos e pesquisas na área pecuária.
Segundo a agente de Polícia Rodoviária Federal, Andrea Piacenzo, "com estas ações a PRF reafirma o compromisso de não somente atuar na fiscalização do cumprimento das normas de trânsito e na prevenção e atendimento de acidentes, nossa atividade precípua, como também primar pelas atividades de órgão integrante do Sistema de Segurança Pública, exercendo funções de repressão ao tráfico de armas, entorpecentes e pessoas, ao roubo e furto de cargas e veículos, à exploração sexual de menores, ao trabalho escravo, e também no combate incansável aos crimes contra o meio ambiente, tipo de delito bastante comum em nossa região".