A representação regional da Interpol em Mato Grosso, em conjunto com a Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal, conseguiu repatriar a brasileira U.C. (idade não informada). Ela estava desaparecida na Sibéria (Rússia), em local isolado próximo ao Pólo Norte. A mãe da desaparecida, V.C., compareceu na Superintendência da PF em Mato Grosso, e solicitou apoio da Polícia Internacional com o objetivo de localizar sua filha que havia sido levada há mais de três anos para aquele país, por seu pai. A idade da desaparecida não foi informada, nem a cidade onde a mãe reside em Mato Grosso.
Após coleta de dados, documentos e fotos da brasileira desaparecida, foi utilizada a Difusão Amarela, ferramenta de Cooperação Policial Internacional em casos de desaparecimentos de pessoas, tendo sido acionadas a Polícia Rússia, a embaixada da Rússia no Brasil e a Interpol Russa.
Após troca de informações entre as instituições, a Interpol russa conseguiu encontrar a brasileira em uma comunidade religiosa ortodoxa chamada “Velhos Crentes” ou “Antigos Fiéis”, localizada na taiga russa, área rural isolada há mais de 4 mil quilômetros da capital, Moscou.