O Comando Geral da Polícia Militar resolveu excluir do quadro de efetivo o soldado Luciano Washington de Oliveira, condenado pela justiça, em 2006, a 15 anos e dois meses de prisão pela morte do professor Marcelo Friedrich Zupa, em outubro de 2003, na cidade de Juscimeira. O desligamento foi publicado em Diário Oficial do Estado, que circula hoje. O soldado pode recorrer da decisão.
De acordo com a portaria, o crime teria sido cometido pelo militar juntamente com outros dois homens e uma mulher, na época namorada do soldado. A denúncia feita pelo Ministério Público aponta que “a vítima namorou a mulher antes dela se envolver com o militar, que não aceitava o antigo relacionamento de ambos”. Marcelo foi morto na ponte sobre o rio São Lourenço, em zona rural.
No dia do crime, a vítima foi atraído pela mulher e atacado pelos outros envolvidos em um suposto assalto, segundo descreve a publicação. Este não é o primeiro caso de policial militar sendo desligado da corporação. Desde o começo do ano, vários militares investigados em diferentes crimes já foram excluídos do quadro estadual.