A Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis prenderam, ontem, em operação conjunta, três suspeitos de extração ilegal de madeira no assentamento 12 de Outubro, às margens da BR-163, no km 890, entre Sinop e Itaúba. A ação foi desencadeada após denúncia anônima. Foram apreendidas madeiras, já pronta para serem encaminhadas à serrarias (quantidade não confirmada), dois tratores e duas motoserras.
Segundo a PRF, o Ibama investigará, agora, outros supostos envolvidos na extração, que teriam conseguido fugir no momento da operação e empresários suspeitos de receptação. Os três acusados, um de 35 e dois de 32 anos, foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil em Sinop para prestarem esclarecimentos.
Os dois foram denunciados por moradores do assentamento e os suspeitos trabalhavam clandestinamente há aproximadamente um mês, segundo a fiscalização. A quantidade de área desmatada de madeira apreendida não foi informada pelos fiscais.
(Atualizada às 08:58h)