O governador Silval Barbosa (PMDB) autorizou a ativação do Regimento de Cavalaria da Polícia Militar. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circula hoje, e faz parte do planejamento da área de segurança visando a realização da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Ainda não foi definido quantos homens e animais esta unidade terá. “A ativação do Regimento de Cavalaria será procedida mediante ato do Comandante-Geral da Polícia Militar”, destaca.
A cavalaria foi instituída pelo fato do policiamento da tropa montada se mostrar “indispensável para a garantia da Ordem Pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, onde o seu emprego em vias de acesso, estacionamentos, entradas do estádio e proximidade de bilheterias, através do impacto psicológico e do plano superior em que se encontra o policial militar, revela a sua inequívoca importância dentro de um planejamento estratégico de segurança em estádios de futebol”, aponta o decreto.
A unidade ficará responsável por executar o policiamento especializado, mediante processo montado, tipo ostensivo geral, tático ou em controle de distúrbios, além de outras atribuições legais. “O Regimento de Cavalaria terá efetivo próprio e sede administrativa e operacional na capital do Estado de Mato Grosso”.