PUBLICIDADE

Secretário defende novo modelo de gestão nas penitenciárias de MT

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, defendeu, hoje em Sinop, após vistoria no presídio Ferrugem, de onde fugiram 28 presos, na segunda-feira, um novo modelo de gestão das penitenciárias de Mato Grosso. Ele destacou a necessidade da realização de um levantamento do custo que cada preso gera ao Estado, já que atualmente não há valores oficiais para o presídio de Sinop e demais do Mato Grosso. Ele propõe que a iniciativa privada assumirá administração, reforma dos presídios aproveitando mão de obra dos reeducandos. Lessa defende parceria público privada para gerir, com o Estado, os presídios.

Lessa esteve reunido com representantes dos Ministério Público Estadual (MPE), de comarcas da região e policias Civil e Militar, discutindo anseios e soluções para as problemáticas na segurança apresentadas por estas entidades, que serão levadas para o governador Silval Barbosa (PMDB). Entre as solicitações estão a instalação de uma unidade sócio educativa para menores infratores em Sinop, para atender toda a região, e a implantação da terceira vara criminal. A única garantia dada pelo secretário foi a reforma da cadeia pública, que abriga mulheres reeducandas, cujo pedido foi feito em anos anteriores. Porém, não foi estipulado prazo para início das obras e nem quanto esta reforma deverá custar aos cofres públicos.

Participaram da reunião o juiz da vara criminal Mário Machado, o juiz João Guerra, o vice-prefeito Aumeri Bampi, o presidente da câmara,  Remidio Kuntz, o delegado titular de Policia Civil, Joacir Batista dos Reis; o delegado regional da Polícia Civil, Douglas Turíbio, a presidente da subseção de Sinop da Ordem dos Advogados (OAB), Soraide Castro, o diretor do presídio Ferrugem, Rudemar Sauer; e os promotores Tiago Cruz, Audrey Iliti, Nilton Padovan e oficiais da PM.

(Atualizada às 21:40h)

                                                    Veja o vídeo

Leia mais
Presos mais 2 fugitivos; número de recapturados sobe para 6
Secretário Lessa inspeciona presídio de onde 28 fugiram em Sinop

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE