O primeiro secretário da câmara, vereador Airton Calai (PSB) considerou um avanço a decisão do projeto “bairro seguro”, de sua autoria, começar a ser colocado em prática. A partir de abril, será desenvolvido nos bairros com um maior índice de criminalidade. O Rio Verde é o primeiro. “O projeto prevê um sistema de rondas nos bairros da nossa cidade e acredito que vai diminuir, em até 70%, as ocorrências policiais daquele bairro, uma vez que essa patrulha terá comunicação direta com a Polícia Militar dando maior agilidade no atendimento as ocorrências”, previu Callai.
Ele esclareceu que o sistema de ronda irá apenas prevenir as ocorrências e que somente as polícias Militar e Civil tem o poder de efetuar as prisões. “O trabalho da roda será apenas preventivo. As pessoas que ficarão na roda terão a responsabilidade de acionar a polícia, quando algo de errado estiver acontecendo no bairro. Eu entendo que a implantação do projeto bairro seguro é uma vitória de toda a sociedade e que nós acreditamos que irá trazer uma sensação de segurança muito maior. A iluminação do bairro será melhorada, uma nova praça construída e a revitalização do bairro Rio Verde passou a ser um compromisso da administração municipal”, garantiu o vereador.
As pessoas que trabalharão na ronda estão sendo preparadas com cursos de capacitação. Um veículo equipado com a aparelhagem necessária está sendo adquirido pelo poder público, devendo ser entregue na primeira semana do mês de abril.