O plano de fuga descoberto por policiais militares e civis, junto com Ministério Público e agentes carcerários, ontem, pode ter relação com a fuga que ocorreu em Sinop, na segunda-feira à noite. A declaração é do major Fernando Carneiro Souza, comandante da PM local. Na revista, conforme Só Notícias já informou, foi descoberto que barras das cela de acesso ao banho de sol e corredor estavam cerradas.
O major declarou, na rádio Mega 96, que “o plano de fuga estava arquitetado e, caso não fosse descoberto, 17 reeducandos poderiam ter escapado”. Das barras de proteção cerradas, uma dava acesso da cela ao corredor e outra do corredor ao banho de sol. A investigação está averiguando de que forma o celular vinha sendo utilizado e quais os contatos que estavam sendo feitos com o aparelho. Suspeita-se que havia um canal de comunicação entre Nova Mutum e Sinop.
Conforme Só Noticias já informou, a Polícia Militar de Peixoto de Azevedo (230 km de Sinop) também descobriu, domingo, um túnel de aproximadamente 5 metros de extensão, na cela 1 e impediu a fuga de aproximadamente 10 presos, situação esta que faz aumentar as suspeitas de uma ligação entre os fatos nos três municípios.
Em Nova Mutum, o celular e o carregador estavam escondidos em um buraco, aberto pelos detentos, na parede de uma das celas. Os reparos já foram providenciados. As revistas na cadeia local são realizadas de forma rotineira, sem data e horário marcados. No local ficam 46 reeducandos fechados e 23 na condição de albergados. A capacidade é para 33 pessoas.