PUBLICIDADE

Diretoria da Polícia Civil afirma que não fechará delegacias de MT

PUBLICIDADE

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Paulo Rubens Vilela, afirmou que o pedido de fechamento de 52 delegacias do Estado, feito pelo Sindicato dos Investigadores e Agentes Prisionais do Estado (Siagespoc) não será acatado. Em nota, o delegado destacou que “a medida vai contra os interesses da população, já que mesmo com poucos servidores, os cidadãos ainda dispõem do serviço policial”.

A nota afirma ainda que “a diretoria nunca negou a carência no efetivo e as dificuldades que os profissionais encontram devido às longas distâncias dentro do Estado mas entende que fechar as delegacias não é a melhor saída. Mesmo porque as delegacias de polícia são criadas por lei e obedecem a critérios tanto de abertura quanto do fechamento”.
 
Até 2014, quando Cuiabá será uma das cidades sedes da Copa do Mundo de futebol, o efetivo da PJC deverá ser reposto de forma gradativa. Segundo assessoria, do último concurso, além dos aprovados dentro das 60 vagas abertas para investigador e 140 para escrivão, a diretoria pediu que sejam empossados todos os classificados no concurso público, totalizando 360 novos policiais. Já o concurso de delegado está sendo retomado.

O pedido de fechamento das unidades ocorreu no final de semana, quando o Sindicato alegou a falta de condições. Segundo o jornal A Gazeta, pelo menos quatorze delegacias estariam trabalhando apenas com um investigador e, outras 52 estariam sem delegados. A entidade apresentou um relatório apontando que de 104 delegacias existentes no Estado, 56 tem efetivo inferior a 5 investigadores, número mínimo considerado para que as unidades tenham condições de atender as demandas da população.

Problemas relacionados a manutenção de viaturas e a estrutura das delegacias também foram elencados pelo sindicato.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Delegado diz que dupla usou caco de vidro para matar vítima em Colíder 

Dois homens envolvidos no homicídio de Maicon Willian Prill, 34...

Mulheres são presas com quase mil porções de drogas em Mato Grosso

Policiais militares de Sapezal (510 km de Cuiabá) prenderam...
PUBLICIDADE