A Polícia Militar registrou 122.194 mil ocorrências em todo Estado, de janeiro a novembro, sendo 8.901 casos a menos, se comparado ao mesmo período do ano passado. Para o comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, apesar de ser um fechamento parcial, esse número demonstra que a instituição atuou de maneira preventiva no combate a criminalidade. Em Cuiabá, por exemplo, foram desencadeadas as operações "Ágape", "Carga Máxima", "Saque Seguro" e "Sýn Érgon". Todas com foco preventivo aos crimes de tráfico de drogas, roubo e furto a pessoas. Em Várzea Grande, foram destaques as operações "Mão Amiga", "Pacto pela Vida" e o processo de implantação do Comando Móvel da PM, no bairro da Manga. Local onde havia inúmeros registros de crimes, principalmente relacionados ao tráfico de drogas e agora passou a ser referência na questão social, com a reativação da "Feira da Manga".
De acordo com coronel Farias, outro grande foco da PM foi no combate ao crime organizado. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, nos últimos três anos foram registrados 31 ocorrências na modalidade de assalto a banco, conhecido como "Novo Cangaço". Em 2010 foram cinco, 16 em 2011 e 10 de janeiro a outubro deste ano. Ao comparar esses números é possível identificar uma redução em 37%, entre 2011 e 2012.
Para o comandante, essa queda é resultado dos trabalhos desencadeados de maneira integrada entre as instituições de segurança, em especial o Serviço de Inteligência da PM e o Ministério Público do Estado (MPE). "Temos tido um grande apoio do MPE no que diz respeito às informações e articulações dessas quadrilhas, que contribuiu para o sucesso nas intercepções e prisões de vários assaltantes", afirma Farias.
Além do foco na criminalidade, a PM também buscou desenvolver diversas ações sociais, voltadas para aproximação da instituição com a população. Um exemplo é o curso de inglês e espanhol promovido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que conta com a participação de aproximadamente 90 crianças e adolescentes, moradores de bairros carentes de Cuiabá.