A Justiça converteu a prisão temporária em preventiva das 19 pessoas investigadas na operação "Lista Amarela", deflagrada no dia 4 de dezembro, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), da Polícia Judiciária Civil. O inquérito policial foi enviado à Justiça, na segunda-feira (17), pelo delegado F.J.F.S., com indiciamento de 30 pessoas pelos crimes de roubos e formação de quadrilha.
A operação desarticulou uma quadrilha responsável por mais da metade dos roubos a empresas do ramo de transporte e logística, na Grande Cuiabá. Seis meses de investigações resultaram no cumprimento de 18 mandados de prisão temporária, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Nas investigações, a Justiça concedeu a prisão de 27 pessoas.
O trabalho conjunto das Delegacias de Roubos e Furtos, de Cuiabá e Várzea Grande, culminou na prisão de 11 ladrões especializados em roubos e furtos de empresas do ramo de transporte e logística e no cumprimento de mais 7 ordens de prisão para criminosos presos em unidades prisionais da capital.
No topo da lista dos presos está F.F.D. com passagens por quatro furtos, cinco roubos, uma tentativa de homicídio e três danos. O preso é o principal líder da quadrilha e está envolvido em 70% dos assaltos promovidos pelo bando. Ele era o responsável pela logística e comercialização dos produtos subtraídos.