A Polícia Federal deflagrou, hoje, “Operação Calouro” com o objetivo de desarticular organizações criminosas especializadas em fraudar vestibulares em universidades que oferecem o curso de Medicina, em todo o país. Foram expedidos 70 mandados de prisão e 73 mandados de busca expedidos pela Justiça de Vitória (ES), em onze estados, entre eles Mato Grosso.
De acordo com informações da assessoria da PF de Mato Grosso, apenas um mandado de busca e apreensão foi cumprido no município de Água Boa, esta manhã. A assessoria não soube informar o que exatamente foi apreendido no local, pois a operação é comandada pela PF do Espírito Santo.
Os demais estados onde a operação ocorre são: Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Acre, Piauí e no Distrito Federal.
Ao longo de um ano e seis meses de investigações foi possível formar um panorama bastante completo sobre as fraudes em vestibulares de medicina em todo o território nacional e sobre os grupos criminosos que realizam esta atividade.
Trata-se de organizações altamente especializadas, lucrativas, organizadas e disseminadas. Elas agiam por meio de diversos métodos clandestinos para atingirem o objetivo de fraudarem os vestibulares, seja por meio da falsidade documental e substituição do aluno durante as provas, seja por meio da produção de um gabarito e sua difusão não autorizada e clandestina por algum meio eletrônico aos alunos.
“É importante ressaltar a nocividade das quadrilhas que fraudam vestibulares, seja para as instituições, que são ludibriadas em seu processo de seleção dos melhores alunos interessados no ingresso, seja para o meio médico, que recebe profissionais completamente alheios aos princípios éticos, seja para a saúde pública em geral, que será atendida por profissionais com sérios desvios de conduta”, aponta texto da PF.