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Centro Integrado chega a marca de 10 milhões de chamadas em MT; 55% são trotes

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Em uma década de funcionamento ininterrupto, o call center da Segurança Pública chega ao marco de mais de dez milhões de chamadas telefônicas aos números de emergência da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros, sendo mais de um milhão de chamadas com atendimento imediato. Pouco mais da metade delas, 55%, são trotes.

Espalhadas em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, as 72 câmeras de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) otimizam o trabalho dos operadores da Segurança, além de servirem como subsídio para investigações criminais.

Em dez anos foram 1.022.515 ocorrências atendidas pela Polícia Militar; 116.565 pelo Corpo de Bombeiros e 50 mil pela Polícia Judiciária Civil. "O videomonitoramento é uma ferramenta de tecnologia empregada pela Sesp em Cuiabá e Várzea Grande desde 2007, e que vem fortalecendo, haja vista os bons números que ela tem alcançado tanto na questão de prevenção, repressão, como na parte investigativa de ocorrências que acontecem nas proximidades onde as câmeras estão instaladas. Elas são como um policial 24 horas monitorando um determinado espaço", disse o coordenador do Ciosp, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza.

O trabalho integrado é uma marca do Ciosp, espaço físico onde todas as instituições de segurança pública deliberaram ações conjuntas frente a determinadas situações em que é necessária a intervenção de mais de uma instituição.

Estão juntos no Ciosp, desde 2002, a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e, tempos depois, somou forças a Guarda Municipal de Várzea Grande. Recentemente a SMTU passou a compor o Centro Integrado de Operações. "Esse trabalho integrado é um ganho muito grande para a sociedade e para as instituições. Um bom exemplo disso foi uma ocorrência de incêndio que aconteceu há pouco tempo na avenida Prainha, em Cuiabá. Tínhamos o monitoramento por câmeras, por onde foi visualizado o incêndio, a Polícia Militar deslocou para cercar o local, e a SMTU entrou para bloquear as vias da avenida onde acontecia a ocorrência e também para facilitar o acesso dos caminhões do Corpo de Bombeiros que chegavam para combater o incêndio. Esse é um exemplo típico da importância do trabalho conjunto do Ciosp, usando as câmeras de videomonitoramento e o trabalho operacional integrado das instituições", falou o coordenador.

Oficialmente o Ciosp conta com o número 197 para realização de denúncias, que também podem ser feitas pelo 190 e pelo 193, como explica o coordenador do Centro Integrado. "É interessante as pessoas saberem que o 197 é da Polícia Judiciária Civil, mas que atua nas denúncias em geral, inclusive de policiais que estejam em desvio de conduta. Essas denúncias passam por uma triagem e terão um encaminhamento próprio", disse.

Em relação aos trotes, que somam pouco mais da metade dos chamados aos números de emergência, o coordenador explica que é uma questão social, de educação dos pais, pois a maioria dos trotes é feito por crianças, que acabam impedindo que as pessoas que realmente precisam tenham acesso ao telefonista do Ciosp. "Estamos fazendo o possível, principalmente quando se trata de adulto, de ir atrás, e prender essas pessoas por estarem praticando o trote, que é um crime", disse.

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