A terceira edição da "Operação Gênesis", desencadeada desde o dia 14 deste mês, na região de fronteira do Brasil com a Bolívia, vistoriou mais 828 veículos e 1,7 mil pessoas. Os trabalhos são realizados pelos policiais militares do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). A Policia Federal, parceira da operação, apreendeu dois quilos de pasta base, nas proximidades da comunidade conhecida como Limão. E também apreenderam materiais de contrabando e descaminho que foram encaminhados para a Receita Federal. Outra apreensão foi de uma carga de madeira que estava irregular.
Os policiais do Batalhão de Trânsito, que também participam da operação, registraram 136 ocorrências, sendo as mais relevantes (33), por equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante, 15 licenciamentos vencidos e 16 por estarem sem o cinto de segurança.
As rodovias que foram vistoriadas até o momento são: MT-170, MT-175, MT-246, MT-265 e MT-388. A Operação Gênesis III percorre toda a faixa de fronteira, que compreendem 28 municípios.