A Polícia Civil do Pará está investigando três pessoas, que foram presas com outras quatro acusadas por formação de quadrilha e associação ao tráfico na cidade de Santarém (PA). Os três são suspeitos de serem foragidos do presídio Osvaldo Florentino, o “Ferrugem”, em Sinop. As investigações devem apontar se as identidades repassadas pelos envolvidos são verdadeiras ou não.
A operação policial que resultou na prisão dos acusados ocorreu no dia 1º (quarta-feira), após vários dias de investigações. Com os sete envolvidos, foram apreendidos dois carros, uma motocicleta, duas armas e munições, além de grande quantidade de maconha e cocaína e aparelhos celulares. Parte dos suspeitos estava hospedada em uma casa de veraneio, na praia do Maracanã ( a margem direita do rio Tapajós) e outra parte foi encontrada no bairro Diamantino, em Santarém, informa a Polícia Civil.
O grupo é acusado de ter praticado ainda roubos e furtos em Santarém. Eles foram presos em flagrante e indiciados por tráfico de drogas, associação ao tráfico, roubo, posse ilegal de arma e formação de quadrilha. Após os procedimentos na Polícia Civil, foram transferidos para o Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, em Santarém.
De acordo com informações repassadas por um escrivão civil, a polícia deve entrar em contato com delegacia e judiciário sinopense para esclarecer sobre as identidades dos três envolvidos.
Caso seja confirmado como sendo procurados de Sinop, subirá para seis a quantidade de foragidos recapturados no Pará. Em junho, César Reinaldo da Silva, 37 anos, Israel Rodrigues da Silva, 40 anos e Wagner de Souza Carvalho, 23 anos, foram localizados em Itaituba, durante operação integrada com a Polícia Militar. Eles estavam escondidos em uma residência e denúncias anônimas auxiliaram nas prisões. Eles ainda tentaram passar nomes falsos, sem sucesso.
Poucos dias depois, os mesmos envolvidos tentaram escapar cerrando as grades da cela da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, no entanto, tiveram o plano frustado pelos policiais plantonistas quando os suspeitos se preparavam para arrombar a porta que dá acesso à área externa da unidade.
A última fuga no presídio Ferrugem ocorreu no dia 1º de maio, quando 36 detentos escaparam da cela quatro do raio verde através de um túnel de aproximadamente 30 metros. Ainda são procurados:
Alexsandro dos Santos Soares
Amauri Messias Maximo
Edson Teixeira da Silva
Elias Alves Ferraz
Eliberto Zanco
Jeferson Souza Carvalho
Jonathan Braz
Laerte Meyer Camilo
Maicon José Coghi
Welton Pereira Bernardo