Os delegados regionais de Alta Floresta e Sinop, além dos municipais, expuseram hoje, para diretores da Polícia Civil, as principais dificuldades que encontram no dia a dia para investigar crimes, prender acusados, concluir inquéritos e demais procedimentos. Eles tiveram o primeiro encontro, do ano, com a cúpula. Foi em Alta Floresta, na sede de uma faculdade. Josué de Jesus, que comanda a regional altaflorestante, falou das oito unidades policiais da região e da forma que os servidores estão divididos. O delegado ressaltou o trabalho do núcleo de inteligência vem "realizando excelente trabalho investigativo. Com esse suporte os policiais civis estão realizando ações rápidas e precisas, resultando em prisões e apreensões", afirmou.
A delegada Ana Paula Reveles, que responde pelas Delegacias Municipais de Alta Floresta e Carlinda expôs as vulnerabilidade existentes nas instalações das unidades policiais. Ela acrescentou o aumento no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, após a instalação do setor especializado dentro da delegacia municipal de Alta Floresta.
O delegado Rogério Malacarne, titular da delegacia Municipal de Paranaíta e que responde pelas delegacias de Nova Bandeirantes, Nova Canaã e Nova Monte Verde, aproveitou o momento para explanar sobre as atividades policiais que vem sendo desenvolvidas pelas equipes.
Dando continuidade, o delegado regional de Sinop em substituição, Joacir Batista dos Reis, apresentou a produtividade e atividades pontuais executadas na região, como o combate aos crimes ambientais, arrombamentos de caixas eletrônicos e assaltos a banco. "O intuito é fortalecer os núcleos de inteligência, para que possamos prevenir e dar o efetivo combate a essas atividades criminosas", disse..
Sergio Ribeiro de Araujo, delegado municipal de Colíder, destacou as atribuições de Polícia Judiciária Civil, da importância em dar resposta adequada à sociedade e intensificar o combate aos grandes crimes que geram outros menores. "Precisamos ter autonomia, respeito e união para que juntos possamos nos defender, exigir e optar pelo melhor para nossa instituição", conclui Araujo.
A Delegacia Municipal de Sorriso é uma das unidades com alto índice de produtividade. A Delegacia é comandada pelo delegado Thiago Garcia Damasceno, que apresentou os números de inquéritos instaurados e concluídos, TCO"s, prisões e apreensões.
O delegado Carlos Eduardo Muniz, de Guarantã do Norte, explanou sobre as melhorias realizadas na Delegacia e falou do apoio que a Polícia Civil recebe da comunidade local. Conforme o delegado, o trabalho operacional da unidade, culmina diariamente em prisões em flagrante.
O diretor de Execução Estratégica, Jose Antônio Cavadas Filho, reconheceu que, mesmo sem as condições ideais fazem muito. "Possivelmente o Governo do Estado irá entregar 25 novas caminhonetes e todas serão para o interior", anunciou.
No encerramento, o delegado Sebastião Finotto, diretor geral interino, destacou a nomeação dos 60 delegados do último concurso neste ano de 2012, e os remanescentes inclusos até 2014. "Outro edital será publicado nos próximos dias, por polos regionais, para os cargos de escrivães e investigadores com um número satisfatório", disse.