A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) aponta que ocorreram 422 assaltos a bancos, consumados ou não, em todo o país, no ano passado. Este número representa um aumento de 14,3% em relação ao ano de 2010. Em Mato Grosso, no ano passado, foram registrados 56 ataques, segundo o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT).
O presidente do sindicato, Arilson da Silva, destaca a preocupação da entidade acerca das ações que não estão sendo feitas pelos bancos para conter a onda de ataques. “Estamos no terceiro mês de 2012 e já contabilizamos 19 ações criminosas nos bancos de Mato Grosso, ao mesmo tempo em que os bancos comemoram bilhões em lucros e não investem em segurança bancária”, afirmou, por meio da assessoria.
Arilson afirma que o sindicato está em constante diálogo com o poder público e mantêm as cobranças para que os bancos sejam socialmente responsáveis e valorize a vida das pessoas. Novo cangaço (modalidade de assalto em que clientes e funcionários são usados como escudos humanos), saidinha de banco, explosões de caixas eletrônicos, foram algumas das principais ocorrências que marcaram a vida de bancários e clientes que convivem diariamente com a insegurança nos bancos.