O superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso, César Augusto Martinez, acredita que o efetivo da Polícia Federal em Sinop deve ter aumento de 20% com o concurso público previsto para este ano, que “já está autorizado. Acredito que, para o segundo semestre e começo do ano que vem, já devemos ter um ganho de efetivo na região de Sinop”, afirmou. Aproximadamente 40 servidores atuam na delegacia.
Mesmo com o concurso previsto, o superintendente disse que o atual efetivo está em condição próxima do que é esperado em relação aos trabalhos desenvolvidos na delegacia. “Nós sofremos muito com a instalação da delegacia aqui por falta de efetivo, de condições, mas hoje, acho que está numa condição muito próxima do que esperamos dela”, declarou, ao avaliar o desempenho dos trabalhos desde quando entrou em funcionamento, em 2008.
Com a posse do novo chefe, o delegado André Borges, na quinta-feira (1º), o superintendente declarou que a intenção é que a unidade seja uma das mais produtivas do Estado. “Então, agora, com alguns ajustes, com o doutor André, que já é da minha administração, temos uma afinidade muito boa, acredito que a delegacia vá deslanchar nas operações. A perspectiva é que Sinop seja a melhor a delegacia no sentido de produção, no Mato Grosso”.
A delegacia abrange cerca de 30 municípios da região, como Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Guarantã, Ipiranga do Norte, Itaúba, Juara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Horizonte do Norte, Nova Mutum, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Sorriso, Tabaporã, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.