Policiais militares de Guarantã do Norte apreenderam, hoje, por volta das 4h, cerca de 140 quilos de dinamites. O material estava dividido em sete caixas, cada uma contendo cerca de 20 quilos, e sendo transportado de forma ilegal e perigosa dentro de um caminhão baú. O motorista e o passageiro do veículo foram detidos e, juntamente com o material apreendido, levados para a delegacia da Polícia Civil, que ficará responsável por apurar se a dinamite poderia ou não ser utilizada por bandidos para a prática de arrombamentos a caixas eletrônicos no Estado, como vem ocorrendo com frequência ultimamente.
Esta foi a maior apreensão deste tipo de artefato em Mato Grosso, até o momento. Aos policiais militares, o motorista do caminhão disse que pegou o material explosivo no município de Novo Progresso (PA) e que ele seria levado para até o município de Peixoto de Azevedo. O condutor não deu outros detalhes sobre para qual fim seria utilizado a dinamite e nem para quem seria entregue. Resta agora a Polícia Civil investigar o caso.
Esta não é a primeira grande apreensão de dinamites feita em Mato Grosso. Conforme Só Notícias já informou, no dia 15 deste mês, um homem foi preso pela Polícia Civil de Nobres por esconder 98 “bananas” de dinamites enterradas em um assentamento rural daquele município. O material cerca de 50 quilos com capacidade de destruir quase 300 caixas eletrônicos.
A primeira apreensão de dinamite foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no dia 7 deste mês. Uma adolescente de 17 anos foi apreendida quando transportava 30 bananas de dinamite do município de Cáceres para Cuiabá.